Curiosidades, Sem categoria
Por que Algumas Pessoas Desenham Melhor Que as Outras?
Muita gente nasce com o dom. Pega o lápis, papel e, sem hesitar, consegue expressar em um conjunto de linhas e traços uma imagem que é uma imitação muito próxima da realidade. Há também quem consiga ilustrar através de desenhos, uma mistura entre a realidade e o abstracionismo, ou mesmo um conjunto de imagens totalmente abstratas que não lembram em nada algo concreto, porém, são capazes de estimular uma série de sentimentos, emoções e inspirações em seus espectadores.
Há também pessoas que são apaixonadas pela prática do desenho e pintura, entre outras vertentes artísticas, porém, não conseguem expressar a realidade ou suas emoções com tanta facilidade. Mas o que será que separa as pessoas entre pessoas que sabem desenhar bem e outras que não? Afinal, por que é que algumas pessoas desenham melhor que as outras?
Visual, auditivo ou Sinestésico?
Por um conjunto de motivos que são somados ao longo do desenvolvimento do cérebro de um indivíduo, as pessoas percebem o mundo a sua volta de forma diferente. Alguns sentidos são mais desenvolvidos em um grupo de pessoas, enquanto outros são mais aguçados em outro grupo, fazendo com que diferentes canais de registro sejam mais predominantes em cada indivíduo.
O canal de registro predominante é aquele por qual processamos as informações e vivências internamente de forma mais forte, o que divide as pessoas em três grupos: visuais, auditivos e sinestésicos. Assim como diz o nome de cada grupo, eles se referem às pessoas que respondem mais a estímulos visuais (através dos olhos e imagens), auditivos (através dos ouvidos e barulhos) e sinestésicos (através do toque e sensações).
Cada grupo de pessoas registra memórias e responde a estímulos de forma com que os sentidos relacionados ao seu canal predominante influenciam diretamente. E isto tem tudo a ver com o fato de que algumas pessoas desenham melhor, ou com mais facilidade, que as outras.
Por que algumas pessoas desenham bem e outras não?
Tendo em vista que algumas pessoas tem o canal visual como predominante, isso significa que percebem a realidade predominantemente através de imagens, memorizando as informações visuais (imagens) com muito mais definição e detalhes do que outros indivíduos. A memória visual e imediata é um dos fatores que mais contribuem para a habilidade de desenho mais desenvolvida, pois é nela que são armazenados os detalhes que fazem toda a diferença em um desenho, quando está imitando a realidade.
Outro fator que interfere e explica porque mesmo habilidosos desenhistas fazem ilustrações diferentes da mesma imagem é o fato de que diferentes estímulos são mais marcantes para cada pessoa, mesmo que ela seja visual. Por exemplo, alguns podem possuir uma memória mais completa das cores, outro das formas, outro das linhas ou traços, assim variando o resultado final e interferindo na forma que o desenhista faz a representação de uma imagem.
Se você não tem muitas habilidades artísticas e não acha que é uma pessoa que possui o canal visual como predominante, não desanime! Assim como aprender a escrever, o cérebro pode ser treinado e as habilidades adquiridas com a prática. Pode ser que você não se torne um desenhista profissional, mas poderá desfrutar dos muitos benefícios que a prática artística como hobbie pode trazer a um indivíduo.
Gostou? Leia mais sobre como a arte pode auxiliar uma pessoa como forma de terapia em nosso artigo sobre ARTETERAPIA.
Buscando materiais artísticos? Conheça a nossa LOJA.
Comentários
Sobre o autor
Comentários estão fechados